Cadastro de Prestador de Serviço

Pra que serve? Abaixo, vamos conhecer os passos necessários para criar o registro de um novo Prestador de Serviço. Essa ação permitirá uma série de outras interações desse prestador nos processos do dia a dia. Vamos dar ênfase também nos campos fortes (obrigatórios). Atente aos Pré-Requisitos logo abaixo para começarmos mais essa etapa.

Pré-requisitos: Para realizar o Cadastro de um Prestador de Serviços é necessário que você inclua as seguintes informações na própria aba de cadastro de prestador de serviços:

  • Categoria: O cargo ou função do prestador de serviços no perfil do mesmo.

  • Dados Gerais: Dados sobre o prestador de serviços.

  • Conta & Financeiro: Informações financeiras sobre o prestador de serviço.

  • Não se preocupe pois todos estes pré-requisitos iremos ver neste mesmo documento.

  • Ciente de tudo isso, coloque a mão na massa e vamos ao o que interessa!

Prepare-se e siga nosso passo a passo.

Muito importante! 

Saiba que para acessar a página de Prestadores de Serviços é possível utilizar diversos módulos: Despesas / Projetos / Timesheet / Workforce. 

Mas neste passo a passo utilizaremos o modulo Timesheet . Acesse o caminho Timesheet>Cadastro>Prestadores de Serviços, como demonstrado na imagem abaixo.

Timesheet-Cadastro-Prestadores-de-Servicos

 

Após clicar no caminho destacado em vermelho, o sistema irá  te direcionar para a página contendo os usuários já criados. Destacado em vermelho você verá as opções de Adicionar um novo usuário ou editar, neste caso vou editar um usuário para usar como exemplo.

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Ao clicar você será direcionado para a página de Dados Gerais:

1. Passo 1 Aba Dados Gerais.

Vamos  cadastrar um Prestador!

Na aba de Dados Gerais você irá encontrar os seguintes campos a serem preenchidas, por favor preencha todas, quanto mais detalhado seu registro, melhor!

Dados-Gerais-Meu Usuario

 

  • Nome: digite o nome do prestador de serviço a ser cadastrado.
  • Ativo: este campo define se o prestador está trabalhando ou se não está mais no quadro de prestadores da empresa.
  • Sigla: digitar uma sigla referente ao nome do prestador de serviço.
  • Data de nascimento: inserir a data de nascimento do prestador que está sendo cadastrado.
  • Empresa: inserir a empresa a qual o prestador trabalha.
  • Centro de Responsabilidade: define a filial, a área e a equipe responsável pelo prestador de serviço.
  • Código auxiliar: um código que pode ser criado para identificação.
  • E-mail: informar o e-mail interno do prestador de serviço.
  • E-mail particular: informar o e-mail particular do prestador de serviço.
  • Data de admissão: data de início do prestador da empresa.
  • Data de desligamento: data de demissão do prestador de serviço. 

Obs.: Quando preenchido esse campo desabilitar o campo Ativo.

  • Observação RH e Observações: são campos para incluir informações que se julguem necessárias sobre o prestador
  • Foto, Foto Original e Assinatura Imagem: campos para incluírem fotos de perfil do prestador, e da sua assinatura, para eventuais conferências.
  • Banco de Talentos: Campo deve ser selecionado apenas quando o funcionário for desligado e a empresa quiser manter seus contatos em um banco de dados, nesse caso o banco de talentos.

2. Passo 2 Aba Acesso.

Agora na aba Acesso, estão disponíveis os seguintes campos:

Acesso

 

  • Logar por Active Directory: com esta opção selecionada o prestador pode acessar o sistema através de um módulo de Active Directory previamente configurado.
  • Usuário acessa o sistema: opção para ativar prestador no sistema.
  • Login: campo para ser criado um login para o prestador.
  • Senha e Senha (novamente): criar uma senha inicial de login.
  • Perfil: esse campo definirá o perfil que o prestador terá.
  • Operador Help Desk: o prestador trabalhará no Help Desk se sim, clicar nesta opção.
  • Limita cliente no timesheet: com esta opção ativa, os lançamentos serão limitados a clientes que devem ser vinculados ao prestador.
  • Trocar senha no próximo login: esta opção serve para que na hora do próximo acesso do novo prestador seja emitida a mensagem para que ele efetue a mudança da senha criada (no item d).
  • Empresas que podem ser acessadas e Centro de responsabilidade que podem ser acessados: nestes dois campos poderão ser incluídas empresas, e CR diferentes dos já cadastrados inicialmente, para que o prestador também tenha acesso.

3. Passo 3 Aba Adicionais.

Vamos em frente, aba Adicionais.

Adicionais

 

  • RG: informe a numeração do documento do prestador de serviço.
  • CPF: informe a numeração do documento do prestador de serviço.
  • Endereço: informe o endereço do prestador de serviço.
  • CEP: informe o CEP correspondente ao endereço informado no campo acima.
  • Bairro: informe bairro do endereço informado acima.
  • Cidade: informe a cidade na qual o endereço se encontra.
  • Estado: informar o estado na qual a cidade se e encontra.
  • Telefones: clicando em Incluir, selecione o tipo de telefone que será cadastrado, exemplo se é celular ou cobrança.

4. Passo 4 Aba Produtividade.

Agora clique na aba Produtividade e acompanhe.

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  • Aprovação automática: Timesheet*: se esta opção for selecionada, as horas que o prestador de serviço apontar será automaticamente aceito pelo sistema.
  • Aprovação automática: Despesas*: se esta opção for selecionada, as despesas que o prestador de serviço declarar será automaticamente aceito pelo sistema.
  • Pode aprovar as próprias horas: Se esta opção estiver selecionada, o prestador poderá aprovar as próprias horas.
  • Pode aprovar as próprias despesas: se esta opção for selecionada, o prestador poderá aprovar as próprias despesas.
  • Data de disponibilidade: este campo informa a data em que este prestador estará disponível, ele é principalmente utilizado na gestão de talentos.
  • Ignorar faixa de limite de dias para lançar*: se esta opção for selecionada, o prestador de serviço poderá lançar as horas no sistema independentemente dos limites estipulados para o projeto.
  • Faixa de horas: este campo deve ser populado para seleção em Cadastros > Prestadores de Serviço > Faixa de horas.
  • Tipo de lançamentos: se será por timecards, folha de ponto entre outros tipos.
  • Carga diária mínima (minutos)*: neste campo deve ser estipulada a quantidade mínima de horas (em minutos) a serem trabalhadas por dia.
  • Carga diária máxima (minutos)*: neste campo deve ser estipulada a quantidade máxima de horas (em minutos) a serem trabalhadas por dia.
  • Carga mensal mínima (minutos)*: neste campo deve ser estipulada a quantidade mínima de horas (em minutos) a serem trabalhadas por mês.
  • Carga mensal máxima (minutos)*: neste campo deve ser estipulada a quantidade máxima de horas (em minutos) a serem trabalhadas por mês.
  • Carga min deslocamento (minutos): neste campo deve ser estipulada a quantidade de horas mínima de horas (em minutos) a serem efetuadas.
  • Remuneração diária*: este campo caiu em desuso no sistema e deve ser removido quando a tela for atualizada para o novo layout. Sendo assim, ele não deve ser preenchido.
  • Pode lançar em sábados*: se esta opção for selecionada, o prestador de serviço poderá lançar as horas no sistema inclusive aos sábados.
  • Pode lançar em domingos*: se esta opção for seleciona, o prestador de serviço poderá lançar as horas no sistema inclusive aos domingos.
  • Pode lançar em feriados*: se esta opção for selecionada, o prestador de serviço poderá lançar as horas no sistema inclusive aos feriados.
  • Lança apenas com Scheduller*: se esta opção for selecionada, o prestador de serviço só poderá lançar as horas no sistema se as horas em questão estiverem agendadas no Scheduller.
  • Pode lançar por cronômetro*: se esta opção for selecionada na tela do calendário do timesheet, será exibido um ícone que o permitirá lançar horas pelo cronômetro.
  • Lança apenas por cronometro: com esta opção selecionada o prestador só poderá lançar as horas trabalhadas através do cronometro.
  • Precisa de autorização para editar timecards: depois de lançados os timecards, se esta opção estiver selecionada o prestador precisará de autorização para fazer alterações.
  • Faixa de horas externas: este campo deve ser preenchido caso o prestador for fazer serviços em clientes.
  • Portfolio de trabalho: selecionar um portfólio, caso queira que aquele prestador fique vinculado a determinados projetos.

Na Tabela de dias úteis será selecionada a tabela com os dias úteis de operação da empresa.

Em Controle de ausências será incluso o período de ausência do prestador de serviço, ou os dias em que eventualmente ele não esteve presente.

5. Passo 5 Aba Dados Negociação (Pessoa Física).

Clique aí, aba Dados Negociação (Pessoa Física) e veja os campos disponíveis.

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  • Função: neste campo será informada a função do novo prestador de serviços dentro da empresa.
  • Conta pessoa física*: este campo será ativado caso o prestador de serviço seja pessoa física.
  • Banco: neste campo deve-se selecionar o banco do qual o prestador de serviços é cliente.
  • Conta corrente: este campo deve ser preenchido com o número da conta do prestador de serviços.
  • Titular da C.C.: neste campo deve-se informar o nome do titular da conta.
  • Agência da C.C.: neste campo deve-se informar a agência da conta.
  • Forma de pagamento: neste campo poderá ser selecionada a forma de pagamento ao prestador de serviço, por exemplo, dinheiro, cheque ou transferência.
  • Cheque nominal: neste campo informe o nome correspondente.
  • Dia para pagamento 1,2, 3 e 4: dias para pagamento.
  • Modalidade de contratação: Vá em Timesheet>Cadastro>Menu Avançado>Modalidade de Contratação.
  • Tipos de Título: seleciona como será pago o prestador, e pode ser acessado em Projetos>Cadastros>Prestadores de Serviço> Adicionar>Aba Tipo de Títulos.

6. Passo 6 Aba Dados Negociação (Pessoa Jurídica).

Se temos pessoa física, temos que ter Pessoa Jurídica também, e agora é a vez dele. aba Dados Negociação (Pessoa Jurídica), confira!

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  • Conta pessoa jurídica*: esta opção será ativada se o prestador de serviço for pessoa jurídica esta opção não poderá ser ativada simultaneamente à opção da aba anterior “Conta pessoa física”.

Obs.: Para manter os prestadores com o nome original no Cadastro de Prestadores, é necessário que campo Conta pessoa jurídica* esteja desmarcado. Conforme o item 10

  • Banco: neste campo deve-se selecionar o banco do qual o prestador de serviços é cliente.
  • Conta corrente: este campo deve ser preenchido com o número da conta do prestador de serviços.
  • Titular da C.C.: neste campo deve-se informar o nome do titular da conta.
  • Agência da C.C.: neste campo deve-se informar a agência da conta.
  • Forma de pagamento: neste campo poderá ser selecionada a forma de pagamento ao prestador de serviço, por exemplo, dinheiro, cheque ou transferência.
  • Cheque nominal: neste campo informe o nome correspondente.
  • Dia para pagamento 1,2,3 e 4: dias para pagamento.
  • Razão social: este campo deve ser preenchido com o nome da empresa prestadora de serviço.
  • Endereço: este campo deve ser preenchido com o endereço da prestadora de serviço.
  • CEP: este campo deve ser preenchido com o CEP do endereço informado no campo acima.
  • Bairro: este campo deve ser preenchido com o bairro correspondente ao endereço informado.
  • Cidade: este campo deve ser preenchido com a cidade do endereço informado acima.
  • Estado: este campo deve ser preenchido com o estado do endereço informado acima.
  • CNPJ: este campo deve ser preenchido com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.
  • Inscrição Estadual: insira o número da inscrição.
  • Inscrição Municipal: insira o número da inscrição.
  •  Nota fiscal: esta opção deve ser ativada caso haja acordo em relação à emissão de notas fiscais.

    7. Passo 7 Aba Contas & Financeiro.

    Quase terminando…na aba Contas & Financeiro, veja quais são os campos.

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    • Aceita lctos financeiros*: esta opção deve ser selecionada caso sejam aceitos lançamentos financeiros.

    Obs.: Para manter os prestadores com o nome original no Cadastro de Prestadores, é necessário que campo Aceita lctos financeiros* esteja desmarcado. Conforme o item 10

    • Limita despesas*: esta opção deve ser selecionada caso o prestador de serviços tenha liberdade para despesas.
    • Recebe hora extra*: esta opção deve ser selecionada caso o prestador de serviços possa receber horas extras.
    • Recebe bonificação: esta opção deve ser selecionada caso o prestador de serviços possa receber bonificações.
    • Quantidade de horas mínimas para a bonificação: campo para cadastro de quantidade mínima de horas para receber a bonificação.
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    Conta:

    • Nome da conta: o nome da conta é o nome do funcionário ou sigla (com poucos caracteres – aprox. 10), esse campo é obrigatório para utilização do extrato de contas.
    • Banco*: neste campo pode-se selecionar o banco da conta (geralmente é um banco fictício, por ex. funcionários ou prestadores).

    Imposto:

    • Incluir: neste campo pode-se incluir um ou mais impostos.

    Plano de Contas:

    • Família: neste campo deve-se selecionar uma família previamente cadastrada, o número da conta na família de contas, e nos detalhes fica se é receita ou despesa.

    Custos:

    • Valor hora interna: neste campo deve-se estipular o valor da hora do prestador de serviço quando o mesmo está trabalhando internamente.
    • Valor hora cliente: neste campo deve-se estipular o valor da hora do prestador de serviço quando o mesmo está trabalhando externamente.

    8. Passo 8 Aba Categorias.

    Seguindo para aba Categorias:

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    • Incluir categoria: neste campo deve-se selecionar a categoria correspondente ao novo prestador de serviços.
    • Data inicial: este campo deve ser preenchido com a data na qual o prestador de serviços é cadastrado na categoria.
    • Data final: este campo deve ser preenchido com a data na qual o prestador de serviços encerra suas funções da categoria. Podendo se iniciar em outra categoria.

    Talentos.

    • Talento: por exemplo, programador.
    • Subdivisão: por exemplo, linguagem Delphi.
    • Nível: por exemplo, júnior.

    9. Passo 9 aba é a Faixa de Horas.

    Nessa aba será informada a Faixa de Horas do prestador em questão para eventuais cálculos de valores. Essas faixas deverão ser pré cadastradas em CRM>Cadastro>Menu Avançado>Faixa de Horas para Usuários.  

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    Depois de todo processo clique em Adicionar e os dados do novo prestador de serviço serão armazenados no sistema.

    10. Recomendação.

    ***Importante: Para manter os prestadores com o nome original no Cadastro de Prestadores no Timesheet, siga as orientações abaixo:

    1. Acesse o Timesheet>Cadastro>Prestadores de Serviços e localize a aba “Dados Negociação” ou a aba “Contas & Financeiro” dentro do cadastro do prestador.
    2. Verifique se o campo Conta pessoa jurídica* na aba “Dados Negociação” ou “Aceita lctos financeiros” na aba “Contas & Financeiro”. Se estiver marcado, desmarque-o. Podendo ser desmarcado os dois campos para que a Razão Social não seja alterada.
    3. Essa alteração se aplica apenas aos prestadores que tiveram seus cadastros sendo editados ou atualizados.
    4. Caso você precise editar o cadastro de um prestador, lembre-se de desmarcar uma das opções o campo Conta pessoa jurídica* na aba “Dados Negociação” ou “Aceita lctos financeiros” na aba “Contas & Financeiro” para que a Razão Social não seja alterada.
    5. É importante ressaltar que essa regra só é aplicada se aos campos Conta pessoa jurídica* na aba “Dados Negociação” ou “Aceita lctos financeiros” na aba “Contas & Financeiro” do cadastro do prestador. 
    6. Se o cliente não utiliza esse campo da forma mencionada, basta deixar desmarcado.
    7. Certifique-se de seguir essas instruções ao realizar edições nos cadastros dos prestadores.

    Lembrando que esses campos estiverem marcados, o nome do prestador será alterado para a Razão Social. Se os campos estiverem desmarcados, o nome do prestador permanecerá inalterado.

    Consulte maiores informações acessando os manuais e a instruções destacados logo abaixo:

    Cadastro de Tabela de Preço

    Demonstrativo de Pagamento dos Prestadores de Serviço por Mês

    Alocação de Prestadores de Serviço

    Grupos de Prestadores

    Cadastro de Faixa de Horas

    Cadastro de Cliente

    Temos todos os manuais e instruções citados acima e muitos outros disponíveis neste link https://multidadosti.com.br/docs

    Sobre segurança, recomendamos também a leitura do documento SegurançaLGPD, para entendimento da Lei 13.709/2018 clicando no link abaixohttps://multidadosti.com.br/docs/arquivos/8756

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