Atendimento multicanal: 5 motivos para investir e lucrar mais

Conheça 5 motivos super atraentes para investir no atendimento multicanal e, assim, fazer a empresa ter mais lucratividade nos negócios.

Cada vez mais, os consumidores estão evoluindo e fazendo valer seus direitos como compradores de produtos e serviços. Atualmente, já não há mais espaço para demora, descaso ou despreparo nas relações de negócio.

É claro que algumas empresas, mesmo as grandes, ainda falham no atendimento do consumidor. Mas essa não deveria ser a realidade. Com tantas ferramentas e técnicas disponíveis, é preciso ter preparo para receber os leads e clientes.

Por isso, o atendimento multicanal se faz cada vez mais necessário. Hoje o seu cliente não entra em contato apenas pelo telefone. Internet, SMS, WhatsApp e Redes Sociais fazem parte da comunicação com as empresas.

E você precisa estar pronto para atendê-los da melhor forma, independente do meio escolhido. Quer saber mais sobre o tema? Então confira 5 motivos para investir no atendimento multicanal e aumentar a lucratividade da sua empresa.

Seu cliente já espera o atendimento multicanal

Como falamos na introdução do conteúdo, os clientes modernos estão preparados para falar com as empresas e esperam que existam vários meios para atendê-los. Seja nos meios tradicionais, e-mail e telefone, os pelos mais recentes, WhatsApp e Chatbot, é preciso ter um atendimento multicanal preparado para essa tarefa.

Pensando assim, é importante atender essa expectativa das pessoas que procuram meios alternativos de comunicação. Com o dinamismo do mundo atual, a falta de um canal de comunicação pode ser fator determinante para um lead procurar a concorrência.

Portanto, não corra o risco de perder clientes por falta de um atendimento multicanal de qualidade. A maioria das pessoas não aceita que o atendimento seja feito apenas por telefone ou e-mail. Você precisa se atualizar e repensar como construir relacionamentos com os clientes.

Então, com esse contexto dado, é hora de conhecer os 5 motivos para apostar nesse recurso moderno:

1. Faça mais negócios com os clientes atuais

Alguns estudos mostram que 70% dos clientes alegam abandonar uma marca por causa de um atendimento mal recebido. Seja por despreparo, descaso ou falta de um atendimento multicanal para oferecer mais meios de contato, o atendimento é a linha de frente dos negócios e precisa de atenção.

Portanto, os clientes atuais — e mesmo aqueles que ainda não se tornaram um — precisam de atenção nesse sentido. Cultivar a clientela atual aumenta consideravelmente a chance de novos negócios com quem já te conhece.

Ou seja, a recorrência na compra elimina vários estágios altamente custosos, como é o caso da aquisição, por exemplo. Dessa forma, sua empresa estará aumentando sua lucratividade de forma direta, o que é extremamente saudável para os negócios.

Leia também: Atendimento virtual faz a diferença no relacionamento com o cliente

2. Conquiste mais clientes por indicações

Outro motivo importante para dar atenção ao atendimento multicanal é receber indicações dos clientes atuais para novos clientes. Novamente, é importante analisar o contexto do mundo para entender por que as indicações são essenciais para a lucratividade.

Um bom atendimento certamente vai deixar um efeito positivo na relação entre empresa e cliente. Como exemplo, temos o caso do Nubank que se destacou por seu atendimento rápido, humanizado e eficiente — o que fez a empresa se destacar em seu segmento de atuação.

Esse cuidado na relação com as pessoas — e futuros clientes — chamou a atenção do mercado, que passou a desejar o produto. E com muitas pessoas satisfeitas, o banco pôde ver sua base crescer exponencialmente.

E tudo isso por um processo de maestria que, felizmente, envolvia o atendimento da empresa.

3. Reduza os desperdícios e retrabalhos

O atendimento multicanal também ajuda a reduzir desperdícios e retrabalhos, o que é uma ótima forma de lucrar mais. Ao organizar a comunicação com clientes, sua equipe terá mais chance de resolver os problemas com eficiência.

A economia de tempo em um atendimento possibilita que mais clientes possam ser atendidos. E o bom atendimento, nesses casos, pode levar à fidelização ou conquista de novos compradores — como falamos no tópico anterior.

Além disso, temos casos famosos de empresas que iniciam o atendimento em uma rede social, por exemplo, e recomeçam o atendimento do zero por e-mail. Isso faz o cliente perder a paciência e procurar outras empresas que possam atendê-lo melhor.

Portanto, com organização e vontade, os desperdícios e retrabalhos no atendimento podem ser resolvidos. E um sistema de atendimento multicanal é o grande trunfo nesse assunto.

4. Não perca contato com os leads

Você tem um produto ou serviço para vender, mas o possível cliente não consegue contato com a sua empresa. Um único telefone listado na rede social está incorreto e, por esse motivo, o lead vai embora para procurar um concorrente que resolva seu problema.

Essa situação não é exceção nos dias de hoje. Muitas empresas ainda centralizam seu atendimento em um único canal, o que — certamente — faz com que percam oportunidades de aumentar sua base de clientes atuais.

O mais interessante é que um investimento em ferramentas de atendimento multicanal resolveria esse problema. Mesmo que um telefone estivesse errado em uma rede social, outros meios estariam disponíveis para o cliente entrar em contato.

Obviamente, perder clientes é uma forma de impactar negativamente o lucro empresarial. De forma contrária, pensar proativamente e investir nas tecnologias para atendimento em vários canais é uma forma de lucrar mais e fazer a empresa prosperar.

5. Otimiza o tempo de atendimento

O quinto e último motivo para você investir no atendimento multicanal é a otimização do tempo de trabalho da sua equipe. Com atendimentos mais rápidos e dinâmicos, você conseguirá reduzir a insatisfação que a espera pode causar.

Além de dar vazão às demandas rapidamente, caso um problema na empresa seja reportado, a equipe responsável poderá agir com assertividade para correção da situação. Esse feedback rápido também é um benefício para se considerar.

Esse tipo de caso acontece bastante nas grandes promoções de e-commerces, por exemplo. Caso uma página de produto não funcione como o esperado, os interessados poderão comunicar rapidamente o problema para a empresa que, por sua vez, poderá resolver a questão para voltar a vender.

Portanto, seja para encurtar o tempo de atendimento ou receber feedbacks mais rapidamente, é importante pensar em todos os benefícios que o atendimento multicanal pode proporcionar. E eliminar o desperdício de tempo, certamente, é uma ação muito importante.

É hora de apostar no atendimento multicanal

Então, como pudemos perceber ao longo do conteúdo, não importa o meio de contato, é importante estar disponível e ter o histórico de atendimentos passados para construir um relacionamento sólido com leads e clientes.

Portanto, agora que você entendeu como o atendimento multicanal pode impactar o lucro da empresa, é hora de conhecer um sistema para resolver essa questão de uma vez por todas. Nesse ponto, o Multi Service Desk é a ferramenta ideal para seus problemas de atendimento.

Não importa se o contato é por e-mail, telefone, celular, portal, chatbot ou chat, o Multi Service Desk dá o poder necessário para sua equipe atender de forma eficiente, o que vai ajudar a conquistar mais clientes e fidelizar a base atual.

Melhore o SLA da equipe, faça integrações com outros sistemas, siga as boas práticas do ITIL, crie workflows para atendimento automatizado e gerencie seus tickets com maestria e organização. Tudo isso em um só lugar.

Quer saber mais? Solicite uma demonstração gratuita e comprove como um atendimento multicanal pode ser muito lucrativo para seu negócio.

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