Como aumentar a produtividade da equipe: 9 dicas infalíveis para aplicar

Conheça dicas essenciais e comprovadas de como aumentar a produtividade da equipe para fazer seu time decolar no próximo ano.

Se você chegou até esse artigo, certamente está buscando aprender como aumentar a produtividade da equipe para o próximo ano — e depois dele. Esse é um tema bem complexo, visto que não existe uma bala de prata para a situação.

Como gestor, você precisa entender que é um conjunto de ações que vai motivar os colaboradores para que produzam mais. Nesse ponto, alguns estudos são bem pessimistas: apenas 39% dos trabalhadores são produtivos durante o expediente, o que mostra que melhorar a situação não é nada fácil.

Então, para reverter esses números negativos é preciso entender como aumentar a produtividade da equipe de modo eficiente, certo? Por isso, criamos um conteúdo especial para te ajudar nessa árdua tarefa.

Continue lendo e aplique as 9 dicas infalíveis que listaremos ao longo do conteúdo. Boa leitura!

1. Alinhamento de objetivos

O primeiro passo de como aumentar a produtividade da equipe é alinhar os objetivos da empresa — e do time, claro — com os colaboradores. Se existem metas bem definidas, todos os envolvidos precisam saber quais são os números a serem atingidos.

A transparência na comunicação das metas não é apenas uma questão de comunicação. Ao alinhar os objetivos para um período — seja um mês, trimestre ou semestre, por exemplo — você envolve os colaboradores e permite que eles sejam “donos” dos números.

Então, defina metas — em conjunto com a equipe — e comunique claramente onde é preciso chegar. Muitas pessoas já serão mais produtivas com esse atitude.

2. Defina bem os papéis de cada colaborador

Agora que você tem metas definidas, o próximo passo é definir e deixar bem claro quais são os papéis de cada colaborador dentro da equipe. Pessoas em posição de liderança precisam, como o nome sugere, liderar, enquanto outras precisam focar em suas respectivas funções.

É claro que outros colaboradores podem assumir responsabilidades além da sua função técnica, mas isso precisa ser comunicado para todos. Um time que tem funções claras e bem definidas trabalha melhor, justamente por cada um saber até onde vai a sua responsabilidade.

3. Melhore a comunicação com o time

Outra dica de como aumentar a produtividade da equipe é melhorar o processo de comunicação. E não estamos falando de criar um grupo no WhatsApp para que todos possam se comunicar a qualquer hora do dia, mas sim de facilitar que as mensagens sejam compreendidas corretamente.

É claro que um comunicador instantâneo pode facilitar a troca de mensagens, mas o segredo não é a ferramenta e sim como emissor e receptor se comportam. Seja claro nas recomendações, cobranças e expectativas dentro do projeto, e isso já irá trazer muitos benefícios para a produtividade da equipe.

Colaboradores que fazem parte de uma comunicação transparente e honesta tendem a ter mais confiança em seus pares, o que gera motivação e possibilita que as horas do expediente sejam melhor aproveitadas.

4. Tenha um plano de feedback

Ainda estamos na quarta dica de como aumentar a produtividade da equipe e só falamos de comunicação. E não é à toa, pois esse tópico é um dos principais desmotivadores de profissionais no trabalho.

A conversa de corredor, as fofocas e os achismos podem destruir um ambiente profissional. E, da mesma forma, não dar feedback para os colaboradores pode causar esse efeito destrutivo — mesmo nas melhores empresas.

Então, monte um plano de feedback recorrente, execute-o e seja bem transparente e honesto nas informações transmitidas para os colaboradores. A honestidade, com o devido respeito, irá deixar os profissionais mais motivados e, claro, produtivos.

Ah, e o feedback vai ajudar bastante no crescimento do colaborador que recebê-lo. Por isso, é importante apostar nessa ferramenta de desenvolvimento pessoal/profissional.

5. Promova o desenvolvimento dos colaboradores

O feedback é apenas um pedaço do processo de como aumentar a produtividade da equipe. Assim como é importante apontar os pontos fortes e fracos de alguém no trabalho, dar condições para que evoluam também é uma necessidade recorrente.

Então, a sua missão como gestor é desenvolver colaboradores. Permitir que seus pontos fortes fiquem ainda melhores e fazer com que os pontos fracos evoluam, mas sem tantas expectativas nesse segundo ponto.

Ao possibilitar que a equipe evolua, de forma pessoal e profissional, você terá mais união e comprometimento, o que resultará em uma produtividade acima do normal. Aproveite esse recurso que os profissionais modernos buscam regularmente, ok?

6. Remova os obstáculos

Profissionais de ponta não gostam de obstáculos e burocracia em seu método de trabalho. Ainda que a empresa tenha regras — e é importante segui-las — é preciso tomar as medidas necessárias para que barreiras não atrapalhe a execução de um trabalho.

Portanto, como líder de uma equipe, sua missão é fazer os trabalhadores executarem suas tarefas da melhor forma possível. E, para isso, algumas pedras precisarão ser removidas do caminho.

Imagine um atleta de alto desempenho. Sua missão é ter alto desempenho na hora certa, quando a equipe mais precisa dele. Então, ele não pode deixar que outros assuntos o distraiam. Ele precisa focar na sua tarefa, sem barreiras, para executá-la com maestria.

7. Forneça as ferramentas adequadas

Assim como os obstáculos podem acabar com a produtividade, a falta de ferramentas adequadas para o trabalho também compromete o desempenho dos profissionais. Seja um computador adequado ou um ambiente favorável, por exemplo, as ferramentas precisam ser adequadas para fazer a produtividade aparecer.

E aqui não tem certo ou errado: você precisará entender quais são as ferramentas que aumentam a produtividade dos colaboradores. Muitas vezes, são pedidos simples de atender. Outras vezes, a empresa terá que fazer um investimento maior.

O importante é saber que existem ferramentas que auxiliam a produtividade — apesar delas não serem o único segredo desse tema. Você, como líder, ou interessado no assunto, precisa encontrar as soluções externas para fazer o time render.

8. Aposte na tecnologia

Pode até parecer básico, mas muitas empresas ainda não apostam na tecnologia como ferramentas de produtividade. E, com isso, perdem muitas horas fazendo serviços repetitivos ou tentando se organizar — sem sucesso.

Portanto, invista em sistemas de gestão de projetos, plugins, addons e softwares diversos que possam fazer sua equipe trabalhar com alto desempenho. Muitas vezes, um investimento alto se paga em pouco tempo quando faz a equipe produzir mais. Pense nisso.

9. Controle as horas

O controle de horas também é uma ferramenta importante para aqueles que buscam saber como aumentar a produtividade da equipe. Os softwares de timesheet proporcionam o controle apurado das horas gastas em uma tarefa para, assim, evitar o desperdício de tempo — entre outros benefícios.

Na prática, um timesheet funciona de maneira bem simples: as horas de uma tarefa são apontadas pelos colaboradores e essas informações podem ser analisadas por meio de relatórios. Uma vez que um desperdício de tempo seja identificado, é possível agir para solucionar o problema.

Nesse sentido, o gestor tem total visibilidade da quantidade de horas trabalhadas, em visões de carga horária diária, semanal e mensal. Se as tarefas previstas foram cumpridas, além de indicadores das principais atividades realizadas, quais demandam mais tempo etc.

Além disso, gestores podem controlar as informações, cobrar corretamente por serviços prestados e garantir que a empresa tenha uma boa lucratividade — tudo com base na otimização de tempo conquistada.

Gostou das dicas de como aumentar a produtividade da equipe?

Agora que você conheceu as 8 principais dicas de como aumentar a produtividade da equipe, é hora de colocar as recomendações em prática. Afinal, só a teoria não é suficiente para extrair o máximo do seu time.

Então, tire as dicas do papel, envolva a equipe no processo de melhorar a produtividade, alinhe expectativas e faça os resultados da empresa decolarem. Mesmo que seja difícil, é possível trabalhar em alto nível com várias mudanças de comportamento.

Abrir Whatsapp
Escanear o código
Olá 👋 Posso ajudar? Dúvidas sobre nossas soluções: CRM, Timesheet ou Service Desk?