Aprenda como lidar com clientes inadimplentes — situação natural para empresas — e, assim, minimizar os riscos de prejuízos financeiros.
A inadimplência é uma realidade inevitável para empreendedores e, por isso, é preciso saber lidar com a situação da forma mais eficiente possível. Segundo um levantamento recente do Serasa, 5,9 milhões de empresas estão nessa situação no país.
Sendo assim, para evitar que o não pagamento por parte dos clientes afete a saúde financeira da sua empresa, é necessário agir. Nesse ponto, existem muitas ferramentas e processos que podem ajudar, conforme veremos ao longo do conteúdo.
Dito isso, confira o artigo especial que preparamos para te ajudar na resolução dos atrasados. Quer saber como lidar com clientes inadimplentes? Continue lendo este conteúdo até o final e confira as nossas 8 dicas.
1. Crie e mantenha a régua de cobrança ativa
O primeiro passo para saber como lidar com clientes inadimplentes de forma eficaz é criar e manter uma régua de cobrança sempre ativa. Os processos dessa régua, com veremos adiante, vão ajudar bastante a evitar atrasos e recuperar o dinheiro das eventuais inadimplências.
Assim, os colaboradores da área vão saber exatamente como proceder conforme as inadimplências acontecerem e, de forma geral, a rotina de trabalho será mais organizada e produtiva para a organização.
2. Verifique o perfil do cliente antes de fazer a primeira cobrança
Com a régua de cobrança bem definida, é hora de identificar bem quem são os clientes que estão inadimplentes e por quanto tempo isso está acontecendo.
Explicamos: muitas vezes um cliente com perfil de bom pagador não precisa ser abordado exatamente como a régua de cobrança manda. Se o histórico desse cliente sempre foi positivo, é possível esperar mais alguns dias até o pagamento. Muitas vezes isso funciona bem.
Portanto, abra pequenas exceções conforme o perfil do cliente, desde que isso não cause grandes problemas para a saúde financeira da companhia.
3. Avise a pendência ao cliente
Entramos na terceira etapa do processo de como lidar com clientes inadimplentes e, aqui, todos os prazos já foram ultrapassados. Então, é hora de avisar que existe uma pendência financeira que precisa ser paga.
No entanto, o aviso de pendência — já como primeira cobrança formalmente realizada — pode ser sutil e amigável. Nossa recomendação é que a sua empresa sempre evite o conflito para, assim, conseguir reverter o máximo possível de processos de inadimplência.
4. Ofereça alternativas
Uma das formas de complementar o passo anterior é o oferecimento de alternativas para pagamento. Com a inadimplência já confirmada, é possível oferecer descontos para pagamentos à vista ou, dependendo do caso, oferecer parcelamento da dívida.
Ainda, uma tática muito eficaz é retirar o juros do atraso para, assim, incentivar o pagamento imediato. Com isso, você verá que vários consumidores inadimplentes correrão para colocar suas pendências em dia.
Mas lembre-se que as alternativas precisam acontecer em momentos estratégicos para o seu negócio. Respeite o fluxo financeiro e veja qual é a melhor saída antes de oferecer um desconto ou parcelamento.
5. Aposte na tecnologia para facilitar o processo de pagamento
Recuperar um crédito atrasado não é tarefa fácil e, por isso, é preciso otimizar a régua de cobrança para evitar prejuízos ainda maiores. Nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada para facilitar o processo de recuperação financeira.
Os chatbots de cobrança, por exemplo, são ferramentas versáteis e eficazes nas primeiras etapas do processo, onde não é necessária uma intervenção humana. Com eles é possível ativar vários clientes, nos casos mais simples, para recuperar muitos casos de inadimplência.
6. Deixe claro os benefícios que serão perdidos na quebra de contrato
Conforme a cobrança avança e o cliente inadimplente não dá sinais de pagamento da dívida, será preciso intensificar a comunicação para tentar recuperar a pendência financeira. Nesse caso, uma das recomendações é mostrar o que será perdido caso os valores devidos não sejam pagos.
Mas lembre-se que não é o momento de fazer uma ameaça ao cliente devedor. Seja gentil na mensagem e faça com que ele realmente perceba — e se importante — com o serviço que será perdido — como o acesso de softwares no modelo SaaS.
Já para não pagamento de produtos, você pode lembrar as consequências que a inadimplência vai causar, como a negativação do nome e inserção do cliente no Serasa, por exemplo — e até a devolução do item, em casos específicos.
7. Interrompa o serviço e negative o cliente
Avançando no guia de como lidar com clientes inadimplentes, chegamos ao ponto de interrupção do serviço e inserção do nome do cliente nos bureaus de crédito.
Esse é um passo extremo no processo de cobrança, mas é inevitável após várias chances que a sua empresa ofereceu para quitação de dívidas. Então, por mais que seja difícil, tome essa atitude e comunique o cliente, sempre se colocando à disposição para a resolução da inadimplência.
Lembre-se em manter uma comunicação direta, mesmo que sutil, para tentar reverter a situação. Ainda que seja difícil, é possível recuperar o dinheiro perdido em alguns casos.
8. Procure os meios legais de cobrança
Por último, chegando ao final da régua de cobrança, temos os meios legais para tentar reverter a situação de não pagamento da dívida. Aqui, além das negativações, também poderão ser considerados processos legais, caso estejam previstos em contrato.
Então, se esse for o caso, não hesite em acionar a equipe jurídica para resolver a situação com os advogados e parceiros competentes.
Como lidar com clientes inadimplentes: um resumo
Lidar com a inadimplência não é uma tarefa fácil, pois envolve muitas incertezas e sentimentos negativos por parte dos clientes que, muitas vezes, não têm recursos para arcar com as despesas.
Portanto, a sua equipe de cobrança precisa estar preparada e bem treinada para tentar recuperar o crédito inadimplente, o que pode ser feito a partir dos itens que abordamos aqui.
E para relembrar os itens e facilitar a absorção do conteúdo, vamos listar as dicas logo abaixo.
Como lidar com clientes inadimplentes em 8 passos:
- Crie e mantenha uma régua de cobrança ativa;
- Verifique o perfil do clientes antes de fazer a primeira cobrança;
- Avise a pendência ao cliente;
- Ofereça alternativas de pagamento;
- Aposte na tecnologia para facilitar o processo de pagamento;
- Deixe claro os benefícios que serão perdidos na quebra de contrato;
- Interrompa o serviço e negative o cliente;
- Procure os meios legais de cobrança.
Gostou do conteúdo? Então, você também poderá gostar de: