Melhores dicas para atender bem o cliente: 5 sugestões práticas

24/03/2021CRM Service Desk

Aprenda as melhores dicas para conquistar seus clientes com um excelente atendimento e deixá-los satisfeitos com a sua empresa.

Oferecer produtos/serviços excelentes é suficiente para fazer uma empresa se destacar no mercado? Para torná-la “aquela empresa com quem os clientes ficam satisfeitos de ter feito negócio?”

Não. Pelo menos não mais. Isto porque é completamente possível vender um ótimo produto e, ainda assim, ter um péssimo atendimento ao cliente. E é aqui onde está o perigo.

Você sabe…clientes insatisfeitos com o atendimento são como ácido corrosivo sobre a reputação de uma empresa. Eles estufam o peito, erguem suas vozes irritadas e espalham o quão insatisfeitos estão com o atendimento.

Imagine o seguinte…

Você vai a um restaurante, onde é atendido por um simpático garçom. Em poucos minutos, sem que você tivesse qualquer dor de cabeça com demoras, um suculento filé de peixe assado é colocado sobre a mesa. Enquanto volta satisfeito para casa, você só pensa em três coisas: peixe delicioso, atendimento rápido e que você voltará mais vezes.

Agora imagine outra situação, em outro restaurante. Você é atendido por um garçom mal-humorado e, como se não bastasse, espera por bastante tempo até finalmente comer. Na volta para casa, você até admite que o pedido estava delicioso, mas que não voltará ali por causa da demora e do simpático garçom. 

Os consumidores não desejam apenas produtos/serviços de qualidade, mas também ser bem atendidos. Querem rapidez e eficiência. Eles desejam uma experiência completa com a sua empresa.

Quer descobrir as 5 melhores dicas para atender bem o cliente e deixá-lo satisfeito com o seu negócio? Continue lendo.

1 – Atendimento humanizado e gentil

Tudo bem, tudo bem… a sua equipe está a todo instante lidando com clientes que provavelmente nunca viram na vida. Porém, mesmo assim, é preciso tratá-los com gentileza e humanidade.

Clientes são apenas pessoas querendo resolver algum problema com a ajuda do atendimento. Por isso, nada de atendê-los feito robôs sem sentimentos, como se a angústia de um consumidor pelo atraso na entrega de um produto, por exemplo, não fosse nada.

Uma das melhores dicas para atender bem o cliente é fazê-lo de forma humanizada, uma vez que os consumidores sentirão que o seu negócio se importa com eles. Que não é apenas sobre vendas, vendas e vendas.

Além disso, todo mundo é cliente de alguém — seja do barbeiro, do supermercado do bairro, de um serviço de streaming. Por isso, atenda como você gostaria de ser atendido, com empatia e gentileza.

2 – Calma, mantenha a calma

Um cliente liga para a central de atendimento. Não há bom dia. Não há um “Oi, gostaria que você me ajudasse com algo.” Nem gentileza. Tudo que há são berros histéricos explodindo do outro lado da ligação.

Clientes irritados sempre irão existir: fato. Mas o que fazer para atendê-los bem?

É preciso manter a calma e principalmente transmiti-la para o cliente. Você ainda não conhece a situação que o levou à histeria e um atendimento descontrolado pioraria tudo.

Aos poucos, você vai diminuindo as chamas da irritação do cliente, usando um tom de voz tranquilo, amigável e reconfortante.

Sentindo a calma, há mais chances de o cliente ficar mais tranquilo e comunicável; ele percebe que o atendente não é um inimigo, mas que está ali para ajudá-lo. A partir daí, você começa a entender a situação e resolver o problema.

Leia também: Melhore o relacionamento com o cliente e aumente suas vendas.

3 – FAQ

Você quer solucionar os problemas dos seus clientes sem ter que gastar o precioso tempo da sua equipe?

Crie um FAQ.

Isto é, aquela seção em seu site onde ficam organizados por categorias os problemas mais buscados pelos seus clientes.

Embora muitas vezes seja tratada com aquela parte esquecida e considerada pouco (ou nada) importante, o FAQ é uma das melhores dicas para atender bem o cliente. E não criá-lo é basicamente deixar que uma enxurrada de dúvidas simples e fáceis de resolver gastem o tempo da equipe de atendimento.

Além disso, nem todo cliente quer ligar ou mandar mensagem para resolver algum problema. Muitos preferem o autoatendimento e o FAQ é ótimo com isso.

4 – Chatbot

Clientes querem respostas rápidas e eficientes. Vamos lá, ninguém gosta de ir ao supermercado e se estressar com uma fila quilométrica, certo?

Quer ter uma equipe de atendimento mais rápida e evitar clientes irritados pela lentidão? Implemente o chatbot no seu negócio e simplifique as coisas.

O chatbot é uma inteligência artificial à disposição dos seus clientes 24h por dia, fazendo uso de uma comunicação imediata, amigável e eficiente. Isso significa que, enquanto ele ajuda os seus consumidores, a sua equipe de atendimento foca os seus esforços em solucionar outros problemas.

Ele pode atuar em diversos canais, como o Facebook Messenger, WhatsApp Business e dentro do seu próprio site. E quer saber outra coisinha sobre o chatbot? Ele é considerado a forma de atendimento que deixa os clientes mais satisfeitos.

Você leu isto? Clientes. Mais. Satisfeitos.

5 – Atenda de vários canais

Fui tentar me comunicar com a empresa, e ela simplesmente não fazia atendimento pelo WhatsApp… Dá pra acreditar nisso? Quem não atende pelo WhatsApp hoje em dia, cara?

Há diversos tipos de clientes e diversos canais de comunicação: WhatsApp, Facebook Messenger, E-mail, Telefone, SMS, Portal do Cliente…

Alguns clientes gostam de resolver as coisas por e-mail enquanto outros pelo WhatsApp. Há aqueles que preferem sentir a confiança na voz do atendente por ligação telefônica. Mas também os que gostam de chatbot porque, ainda que precisem resolver algo às duas da madrugada, o chatbot estará disponível.

Por esse motivo, você precisa ter vários canais de comunicação e atender os clientes segundo as suas preferências. Precisa fazer o uso simultâneo e interligado desses canais para aperfeiçoar a experiência do consumidor.

Há uma armadilha que pode fazer até as melhores dicas para atender bem o cliente fracassarem…

Com tantos canais para que os clientes sejam atendidos, as coisas podem ficar complicadas. O que deveria facilitar a comunicação, acaba criando um caos de desorganização.

Seus clientes surgem com problemas de vários canais e a sua equipe de atendimento fica sobrecarregada (e lenta), ao passo que os clientes esperam irritados por uma resposta.

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