O relacionamento com o cliente vem se tornando uma preocupação cada vez maior para as empresas. E não é para menos: com a concorrência ficando cada vez mais acirrada e os clientes se tornando cada vez mais exigentes, ganha quem fornece o melhor atendimento. Neste sentido, a régua de relacionamento se apresenta como uma poderosa estratégia para a gestão do relacionamento com o cliente.
Quer saber como usar essa ferramenta para aumentar a fidelização e a retenção de clientes? No artigo de hoje falaremos sobre o que é uma régua de relacionamento, qual a sua importância, como implementar e de que forma o CRM pode ajudar na construção da sua régua de relacionamento. Venha conosco e saiba mais!
O que é uma régua de relacionamento? Qual a sua importância?
A régua de relacionamento é uma estratégia que tem por objetivo estabelecer um bom relacionamento com o cliente, pavimentando o caminho para a fidelização deste.
Ela consiste em um conjunto de ações que está presente em diversas etapas do processo de marketing, incluindo a fase de retenção do cliente. Com ela é possível definir antecipadamente o que precisa ser feito em cada passo da jornada do cliente para aumentar a retenção de clientes da sua empresa.
A longo prazo, o uso de uma régua de relacionamento promove a padronização de processos e diminui consideravelmente as chances de falhas e erros de comunicação.
O uso dessa estratégia é essencial para educar os seus leads de acordo com o que você pretende para eles. Por exemplo, se um lead fez o download de um e-book no seu site, você pode criar uma sequência de emails, com o objetivo de estimular esse contato a explorar mais a fundo o tema, entender suas próprias necessidades, conhecer as soluções do seu negócio e, por fim, entrar em contato. Ou seja, todo esse processo tem o objetivo de qualificar o seu lead, gerando conversões e, consequentemente, vendas.
Quais são os benefícios de aplicar uma régua de relacionamento na empresa?
Utilizar adequadamente essa estratégia pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa. Confira a seguir algumas das principais razões para implementar uma régua de relacionamento.
1 – Reforço do posicionamento da marca: Essa estratégia é uma grande aliada no momento de posicionar sua empresa no mercado.
A percepção que as pessoas têm das empresas e de seus produtos ou serviços dependem diretamente do posicionamento da marca. Neste sentido, a régua permite o planejamento de ações e interações que, de forma estratégica, ajudam a empresa a reforçar a sua imagem de forma inequívoca.
2 – Captação de novos clientes: Ao aplicar efetivamente a régua para o relacionamento, a tendência é de que o número de conversão de leads aumente consideravelmente, pois eles passam a se tornar clientes.
Isso acontece porque a régua auxilia na definição de um processo organizado e estratégico, o que possibilita o uso da comunicação de maneira mais eficiente e persuasiva.
Dessa forma, o lead avança pela jornada de compra com mais facilidade e eficiência.
3 – Otimização do relacionamento com o cliente: A régua de relacionamento também aumenta a fidelização dos consumidores que já compram com a marca.
Isso acontece porque, nessa estratégia, a empresa não entra em contato com os clientes uma única vez, apenas na hora de vender. Ela na verdade mantém um fluxo de mensagens, que serve para estreitar o relacionamento com o cliente.
Assim, quando o lead estiver preparado para adquirir uma solução para seu problema, ele pensará primeiramente na empresa que já conhece, mesmo que apenas através de mensagens.
4 – Redução da taxa de churn: A taxa de churn é o nível de cancelamento ou desistência de um produto/serviço, ou seja, as pessoas que simplesmente desistiram de fazer negócios com sua empresa.
Ao manter um fluxo constante de mensagens, o seu atendimento educa o consumidor para que ele conheça a solução oferecida e ainda abre espaço para questionamentos, que podem ser respondidos pelo seu setor de atendimento, garantindo a venda.
Como implementar uma régua de relacionamento?
Saber como implementar uma régua é essencial para aproveitar ao máximo o potencial dessa estratégia e otimizar os seus resultados. Por isso, preparamos um passo a passo para a implementação dessa estratégia, confira!
1 – Conheça o seu público: O primeiro passo é conhecer bem seus clientes e entender em qual estágio do funil de vendas eles estão.
Essa ação é fundamental para definir os tipos de conteúdos e até mesmo a frequência dos contatos.
2 – Segmentação: Se você pretende trabalhar a régua de relacionamento através de e-mail marketing, é interessante que você automatize processos a fim de gerar agilidade e diminuir a incidência de erros.
Aqui, você deve segmentar os contatos e classificá-los com base no grau de maturidade. Desta forma, a sua ferramenta automatizada poderá trabalhar a régua com maior eficiência, encaminhando as mensagens no momento certo para as pessoas corretas..
3 – Escolha o canal de comunicação ideal: O envio de e-mails é apenas uma das formas de trabalhar a sua régua de relacionamento. Você também pode utilizar canais como o Whatsapp, mensagens privadas em redes sociais ou até mesmo SMS para cultivar uma relação com o seu público. A escolha de canais depende do objetivo da sua estratégia e do perfil do seu público.
4 – Estabeleça estratégias para cada etapa do funil de vendas: Um funil de vendas é composto de topo, meio e fundo. Seus contatos podem estar em qualquer uma delas, mas o resultado das ações é diferente. Por exemplo, se a sua régua é feita para o topo do funil, não faz sentido enviar mensagens solicitando que o cliente entre em contato.
O topo do funil é uma fase de descoberta e de educação, então o ideal é compartilhar conteúdos para seguir com esse contato ao longo do funil.
Já em uma estratégia de fundo, não é interessante sugerir a leitura de um artigo que está no topo. Aqui, o cliente já pode ser encaminhado para o time de vendas ou para um link direto de compra.
Como o CRM pode ajudar na construção de uma régua de relacionamento?
Lembra quando falamos sobre como a automatização pode ajudar a conferir agilidade e diminuir erros? Através de um CRM, as mensagens serão encaminhadas de maneira automática para os contatos, reduzindo a operacionalidade.
Essa medida também é essencial para garantir a fluidez ao longo do processo de comunicação, pois evita esquecimentos que poderiam comprometer os resultados de toda a sua estratégia.
A automação trazida pelo CRM também permite a criação de fluxos de nutrição, que são feitos por meio de e-mails com conteúdo útil ao lead. Esse conteúdo muda de acordo com a posição que o cliente está na jornada de compra, de modo a fazê-lo avançar até a venda.
Esses softwares rastreiam as ações de cada lead, detectando quando alguém baixa um e-book, acessa algum conteúdo específico, abre seu e-mail, etc. Com base nisso, ele realiza uma ação programada, seja o envio de um novo e-mail ou o agendamento de uma ligação de venda no cronograma dos vendedores.
Quando se trata de escolher uma ferramenta de CRM que facilite a implementação de uma régua de relacionamento, o CRM Multi é a escolha ideal! O CRM Multi é uma plataforma completa e multicanal que contempla a fase de pré-vendas e pós-vendas, adaptando-se às necessidades de empresas dos mais diversos segmentos como construção civil, saúde, contact center, cobrança e outros.
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