CRM para a área da saúde: tudo o que você precisa saber

Toda empresa deve se preocupar com a gestão do relacionamento com o cliente. No entanto, na área da saúde, esse cliente é o paciente, o que requer cuidados ainda mais especiais para garantir o sucesso da sua jornada. Nesse contexto, contar com um CRM para a área da saúde é uma forma de obter maior controle sobre a jornada do cliente, identificando pontos a serem aprimorados.

Quer saber o que é e como um CRM para a área da saúde pode ajudar a sua instituição? Continue conosco e saiba mais!

O que é um CRM? Como ele pode ser usado para empresas da área da saúde?

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CRM (Customer Relationship Management), significa “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. É um sistema que conecta todos os pontos de contato que o cliente tem com a empresa, armazenando dados e interações, como o nome dos clientes, número de telefone, quantas vezes ela visitou o seu site, etc. Um CRM abrange tanto os processos de captação, através do marketing, como o momento da venda, envolvendo também o serviço de acompanhamento e atendimento aos utilizadores habituais.

O CRM coleta diversas informações sobre os clientes, que vão desde dados demográficos até histórico de compras, perfil do cliente, preferências, interações anteriores e feedbacks.

Essas informações são então centralizadas e armazenadas em um banco de dados ou sistema CRM para hospitais, permitindo fácil acesso e atualização. A análise dos dados coletados pela ferramenta ajuda a identificar padrões de comportamento, preferências e necessidades dos clientes, permitindo a segmentação deles em grupos com características semelhantes para uma melhor personalização das interações.

Como resultado dessa personalização, o CRM para a área da saúde ajuda a sua equipe a atender melhor o paciente, de forma que ele fique satisfeito com o serviço e retorne à sua clínica para outras consultas, a conhecida fidelização. Clientes muito satisfeitos podem indicar os serviços dos seus profissionais a parentes e amigos, aumentando a sua carteira de clientes.

Desta forma, podem se beneficiar de um CRM para a área da saúde:

  • Hospitais;
  • Clínicas;
  • Ambulatórios;
  • Consultórios;
  • Operadoras de saúde (convênios médicos).

Quais são as principais funcionalidades de um CRM para a área da saúde?

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Um CRM para operadoras de saúde, hospitais e clínicas, como o Multi CRM, pode beneficiar essas instituições através das seguintes funcionalidades:

1 – Atendimento ao cliente e ao prestador integrado 24/7, registrando tickets individuais por solicitação com gestão integrada de telefonia e chatbot para ganho de escala e volume de atendimento;

2 – Atendimento às RN’s 412-395-259 na solicitação de procedimentos e serviços de cobertura assistencial;

3 – Protocolo de atendimento no padrão exigido pela ANS;

4 – Gerencie as interações com os pacientes com uma interface simples e completa, tornando seus agentes mais produtivos e eficientes;

5 – Você pode criar dashboards personalizados para ampliar o controle sobre seus chamados e agilizar a tomada de decisões;

6 – Centralize, em uma única tela, tickets, chamados, informações do cliente e interações a partir de qualquer origem ou canal, garantindo retorno ao cliente não importa por onde ele se comunique (CRM Omnichannel). 

7 – Possibilidade de integração com outros sistemas, equipes terceirizadas de atendimento especializado e planos de saúde para melhorar a experiência dos pacientes;

8 – Possibilidade de criação de fluxos de atendimento personalizados que atendam as principais exigências das NRs, mantendo sua instituição dentro das normas de saúde.

9 – Redução do tempo de resposta e maior agilidade na resolução de problemas através de uma roleta de distribuição de tickets e chamados;

10 – Monitore a satisfação dos clientes de perto e realize a gestão prática de reclamações no Reclame Aqui.

Quais são as vantagens de contar com um CRM especializado no setor da saúde?

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Um bom CRM para clínica médica pode trazer diversas vantagens para a sua instituição de saúde. Confira algumas delas a seguir.

Aumento da retenção de clientes: Um software CRM para empresas da área da saúde, quando bem implementado, permite um acompanhamento mais próximo e personalizado dos pacientes desde o momento do agendamento até o acompanhamento pós-consulta.

Manter uma comunicação contínua e atenciosa aumenta a satisfação dos pacientes, que se sentem valorizados e cuidados. Isso, por sua vez, aumenta a retenção e a fidelização.

Aumento de receita: Uma boa plataforma CRM para a área da saúde ajuda a identificar novas oportunidades de cross-selling e upselling. Isso é possível ao analisar os dados dos pacientes e seu histórico de tratamentos. Com base nesses dados, sua equipe de atendimento pode sugerir serviços adicionais que possam ser relevantes para eles. Isso contribui para o aumento da receita da sua empresa, pois promove a oferta de tratamentos complementares ou o upgrade de serviços.

Diferencial de mercado: Com o uso de uma boa solução CRM, a sua instituição se destaca ao dar uma atenção individualizada aos pacientes. Ao oferecer serviços mais adequados às necessidades individuais de cada paciente, a sua empresa constrói uma reputação positiva no mercado, criando um diferencial perante a concorrência.

Aumento da eficiência operacional: A automatização de tarefas e processos simples, como o agendamento de consultas, leva ao aumento da eficiência operacional do seu hospital ou clínica. O tempo economizado permite que os seus profissionais se concentrem em atividades de maior valor estratégico, levando a um aumento da produtividade.

Quando se trata de escolher uma ferramenta de CRM para a área da saúde, o Multi CRM é a escolha ideal! O Multi CRM é uma plataforma completa e multicanal que contempla a fase de pré-vendas e pós-vendas, adaptando-se às necessidades de empresas dos mais diversos segmentos como construção civil, saúde, contact center, cobrança e outros.

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Com sólida experiência de 38 anos, somos parceiros de grandes empresas, oferecendo soluções integradas em diversos setores, tanto no Brasil quanto em outros países. Nossa gama de serviços inclui CRM, TimeSheet, Workflow, Cobrança, ChatBot, CSC, Gestão de Pipeline, Gestão de Despesas, BPO, além da Gestão de Projetos e Service Desk.

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