Perfil de cliente: aprenda como descobrir em 4 passos simples e poderosos

Descubra 4 etapas simples e altamente eficazes para descobrir o perfil de cliente ideal da sua empresa.

Qual é o perfil de cliente ideal da sua empresa? Se você demorou alguns segundos — ou não soube responder —, isso é um grande problema para o seu negócio. Se você não sabe quem compra de você, possivelmente está fazendo além do necessário para chamar a atenção dos leads.

E até pode parecer que isso não é algo relevante, pois, se os clientes estão entrando, a saúde financeira da empresa estará protegida. No entanto, também precisamos pensar que a abordagem do perfil ideal traria ainda mais clientes para a companhia.

Dito isso, descobrir o perfil do consumidor da sua empresa é uma questão de otimização dos esforços. É claro que todos os perfis são importantes para a continuidade dos negócios, mas, ao descobrir as características ideais, ficará muito mais simples — e previsível — aumentar a carteira de clientes.

Sendo assim, preparamos um passo a passo simples e altamente eficiente para você descobrir o perfil de cliente ideal. Continue lendo e aplique as recomendações para aprender mais sobre o seu público e, por consequência, melhorar os resultados da empresa.

Etapa 1: olhe para a sua base de clientes

Assumindo que você não sabe nada sobre o perfil de cliente ideal para a sua empresa, a primeira etapa é olhar para a base em busca de padrões. Ao analisar quem compra — ou já comprou — da sua empresa, é possível descobrir algumas macro características interessantes.

Aqui, a ideia é entender alguns itens mais gerais, como gênero, localização, formação e outros pontos que ajudem a segmentar os perfis. É importante dizer que cada empresa terá as macro características específicas da sua área, então, identifique e separe os grupos conforme a realidade da sua empresa.

Uma vez que os padrões tenham sido descobertos, você começará a tirar insights poderosos sobre o perfil de consumidor ideal. No entanto, será preciso “mergulhar” nas informações para entender características mais específicas — e igualmente valiosas.

Leia também: 7 tendências de comportamento do consumidor para 2021 que sua empresa precisa conhecer

Etapa 2: identifique as características específicas

Agora que os grupos de macro características foram formados, é hora de entender quais são as características específicas dos consumidores da base. Aqui, queremos nos aprofundar para identificar diferenciais importantes dos agrupamentos selecionados previamente.

Alguns exemplos: 

  • Qual é a faixa de idade que mais compra na sua empresa?
  • Qual é o gênero principal dos seus clientes?
  • Qual é a faixa de renda familiar dos consumidores encontrados no primeiro passo?

É importante ressaltar que identificar características específicas pode ser bem trabalhoso. Da mesma forma, ainda assim, é essencial fazer esse trabalho para colher o fruto das descobertas em médio e longo prazo. Portanto, invista tempo nessa atividade.

Ah, e lembre-se sempre de documentar profundamente as descobertas para facilitar o aprendizado e, claro, posterior consulta das informações.

Etapa 3: observe a relação do perfil com o produto/serviço

Avançando no estudo do perfil de cliente ideal, chegamos na terceira e penúltima etapa, onde a análise será focada em descobrir a relação do consumidor com o produto/serviço adquirido. 

E aqui temos algumas sugestões para te ajudar no processo de descoberta:

  • A quanto tempo os clientes compram da sua empresa?
  • Quais necessidades esses clientes procuravam atender? (só é possível descobrir isso se o vendedor registrou o histórico do atendimento no CRM de vendas durante a negociação)
  • O produto/serviço está atendendo plenamente as necessidades do cliente?
  • No caso dos produtos, as compras recorrentes são constantes? Qual é a média de compras? Quem são os clientes que mais compram?

Novamente, as perguntas que podem ser feitas são diversas, mas o objetivo é descobrir se a sua base de clientes, no geral, está satisfeita com a aquisição e melhor: quem são os principais consumidores dentro dela.

Leia também: Pesquisa de satisfação do cliente: por que fazer + 5 técnicas simples e eficazes

Etapa 4: desenhe o perfil teste as descobertas

Agora que você já avançou bastante no processo de descoberta do perfil de cliente, é hora de validar o conhecimento para tentar conquistar novas contas para a empresa. Aqui, o time de marketing será essencial para testar o conhecimento adquirido.

Sobre os testes, lembre-se de rodar campanhas para vários perfis — e não apenas para o mais presente nas análises. Muitas vezes, você vai descobrir que a sua empresa pode atender várias personas com qualidade — e isso é excelente para o negócio.

Outro fator que devemos reforçar: insista nos testes para realmente validar se os grupos identificados como perfis ideais de cliente funcionam. Muitas vezes, podemos criar vieses ao falhar — ou acertar — em um teste. Então, não se iluda com os primeiros resultados: replique-os diversas vezes para validar as descobertas.

Identifiquei o perfil de cliente, e agora?

Se você realizou todos os passos corretamente e conseguiu identificar o perfil de cliente da empresa, sejam um ou vários, agora é hora de elaborar as melhores estratégias para conquistar mais negócios para a companhia — e atendê-los com a melhor qualidade possível.

Na prática, o perfil de cliente vai ajudar em todas as etapas dentro do ciclo de venda: vai facilitar o trabalho do marketing, de vendas e também do time de suporte, que saberá se antecipar e controlar as situações de atendimento com maestria.

E nesse último tópico, sobre a equipe de suporte, temos alguns conteúdos para te ajudar a medir as satisfação e, principalmente, se a base está saudável. Confira:

Portanto, aproveite os benefícios que o descobrimento do perfil do cliente proporciona para melhorar os resultados empresariais e, por consequência, expandir os negócios com segurança e previsibilidade.

Abrir Whatsapp
Escanear o código
Olá 👋 Posso ajudar? Dúvidas sobre nossas soluções: CRM, Timesheet ou Service Desk?