O atendimento pode ser o ponto decisivo para uma pessoa adquirir sua solução ou desistir da compra. Por isso, saber como atender bem é muito importante. Veja alguns exemplos de um bom atendimento ao cliente a seguir.
Não dá para esperar que um potencial cliente mal atendido compra da sua empresa, não é? Ou que um consumidor que nunca consegue o suporte necessário continue usando sua solução.
Esses cenários são como uma porta aberta para levar seus clientes direto para a mão dos concorrentes.
Afinal, o bom atendimento é o segundo atributo mais procurado por consumidores nas empresas, ficando na frente até mesmo do que preço e garantia. Dá para acreditar?
Além disso, outras pesquisas também mostram a importância de oferecer um atendimento excepcional:
- segundo a empresa Ruby Newell-Legner, ao ter uma experiência ruim, o cliente precisa passar por 12 atendimentos bons para compensar;
- já, segundo a Lee Resources International, 70% dos clientes que têm suas reclamações atendidas e solucionadas voltam a comprar de uma marca.
Com esses dados, já dá para entender como investir no atendimento é indispensável para o crescimento comercial de uma empresa.
E para te ajudar nesse processo, hoje vamos apresentar alguns exemplos de um bom atendimento ao cliente para você se inspirar e aplicar em seu negócio.
Temos certeza que depois dessas estratégias de atendimento, os consumidores da sua marca ficarão muito mais satisfeitos. Confira!
O que é um bom atendimento ao cliente?
Antes de partirmos para os exemplos de um bom atendimento ao cliente, precisamos entender o que faz um consumidor, de fato, considerar um atendimento uma boa experiência.
Para isso, vamos conferir alguns dados de pesquisas e levantamentos de empresas que mostram o que fazer e o que não fazer no atendimento para oferecer um bom contato.
Manter o histórico do cliente
Para 72% dos consumidores, é importante que a empresa tenha informações dos clientes, como seu contato, seu histórico de compra, o registro de outros suportes, entre outros, para evitar a repetição durante o atendimento.
Oferecer um atendimento ágil
Cerca de 30% dos consumidores esperam que o atendimento seja rápido, no contato ao telefone, por exemplo, a expectativa é que não ultrapasse cinco minutos. Além disso, metade dos clientes escolhem o canal de atendimento de acordo com a rapidez da resposta.
Criar um processo de compra rápido e intuitivo
Na hora da compra, se o processo para adquirir o produto ou serviço for difícil, 74% dos consumidores irão desistir da solução e buscar por outra marca que ofereça um processo mais fácil.
Essas estratégias, quando associadas, ajudam a oferecer uma boa experiência e a atingir a expectativa dos consumidores, aumentando não apenas as chances de venda, mas também impactando na fidelização dos clientes.
Agora, vejamos algumas dicas para colocar esses atributos em prática.
3 exemplos de um bom atendimento ao cliente
1. Reduza o tempo de resposta
Como vimos, o tempo de atendimento é indispensável para um bom atendimento ao cliente. Por isso, foque em oferecer a solução no menor tempo possível.
Nesse aspecto, vale a pena se atentar aos canais de atendimento que sua empresa disponibiliza. O consumidor que entrar em contato através do WhatsApp, um aplicativo de mensagem instantânea, certamente não espera ser respondido no tempo que demoraria o e-mail, por exemplo.
Além de ter essa consciência, pense também em quantos canais você oferece e se há profissionais para suprir tantas demandas vindas de locais diferentes.
Talvez seja mais eficiente oferecer menos canais, mas mais resolutivos. Do que oferecer muitos meios, mas que demoram horas ou dias para o retorno.
Um exemplo de um bom atendimento ao cliente em termos de agilidade é o uso de chatbots, que ajudam a manter a agilidade do setor, dando respostas mais rápidas para suportes que não são complexos nem precisam do atendimento humano.
2. Foque no atendimento omnichannel
Imagine que você entre em contato com uma empresa via chat para pegar informações sobre um determinado produto.
Nesse primeiro atendimento, você fornece seus dados pessoais e tudo o que é solicitado. No entanto, após a compra, você precisa contatar o suporte para solicitar uma troca do produto e é instruído a fazer esse contato via e-mail.
Ao falar com a empresa, você, além de explicar o problema, precisa repetir todos os seus dados pessoais e as informações do seu pedido.
O atendente informa que você entrou em contato com o setor errado, e te passa um número telefônico para entrar em contato.
Qual não é sua surpresa ao telefonar e ter que repetir tudo de novo? Esse é apenas um dos erros que uma empresa pode cometar no atendimento ao cliente.
Felizmente, o atendimento omnichannel pode mudar essa realidade.
Pense que o seu cliente irá passar por diversos canais durante sua jornada, e é preciso que as informações estejam integradas para que o contato continue de onde parou, independentemente do canal que o cliente acessar.
Um bom exemplo de um bom atendimento ao cliente é a da empresa Natura, que foca no atendimento omnichannel oferecendo cinco canais de contato totalmente integrados.
Não sem razão, a empresa está na liderança do ranking de marcas com bom atendimento ao consumidor, segundo o Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC).
3. Resolva a demanda do cliente no primeiro contato
O atendimento ao cliente deve ser um serviço resolutivo e eficiente. Afinal, não adianta oferecer canais de contato se o consumidor nunca consegue ter sua demanda atendida.
Por isso, um exemplo de bom atendimento ao cliente é aquele que, no primeiro contato, o consumidor já sai com seu problema solucionado, e não precisa ficar tentando novas abordagens a todo momento para ter respostas.
Veja como esses pilares devem estar conectados: de nada adianta um atendimento rápido, se ele não é resolutivo.
Da mesma forma, não vale a pena investir em omnichannel e esquecer de que o cliente entra em contato para ter seu problema resolvido, e não para bater papo com seus atendentes.
Por isso, invista não apenas na capacitação dos seus colaboradores para tal, mas em soluções que ajudem a manter todos esses aspectos conectados. Um exemplo disso são os softwares de Service Desk, como o da Multidados.
Ofereça um bom atendimento e fidelize seus clientes!
Agora que você já sabe quais as principais práticas para um bom atendimento ao cliente, é hora de colocar esses exemplos de bom atendimento em prática com sua equipe.
Aproveite também para elevar o conhecimento com outros conteúdos sobre atendimento, essa área tão importante para qualquer empresa. Confira o que separamos para você:
- Atendimento ao cliente remoto: 5 dicas simples para encantar no dia a dia
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Até mais!