O que é SAC 3.0: importância + dicas para implementação eficaz na sua empresa

Descubra o que é o SAC 3.0, bem como sua importância e dicas matadoras para utilizá-lo corretamente na rotina de atendimento da sua empresa.

Em termos de tecnologia e comunicação, o mundo vem evoluindo rapidamente e a cada ano temos novidades interessantes nessas áreas. Se o telefone celular surgiu há algumas décadas, a comunicação por mensagens instantâneas se tornou popular há apenas alguns anos — o que já foi suficiente para transformar o mercado.

Com esse dinamismo e agilidade, temos também uma evolução clara do comportamento dos consumidores. Se antigamente eles compravam de forma menos recorrente, hoje em dia a interação com empresas e marcas é muito mais comum, o que pode levar a alguns comportamentos bem curiosos.

A necessidade e possibilidade de falar diretamente com as marcas, por exemplo, proporcionou uma revolução no atendimento. Hoje em dia, a presença omnichannel é quase que uma obrigação para as organizações, movimento esse que dá destaque para os departamentos de suporte e sucesso do cliente, por exemplo.

Assim, com essa transformação do consumidor, temos um novo cenário de atendimento. O SAC 3.0 é uma evolução natural dessa relação e traz peculiaridades interessantes sobre o mundo atual. Quer saber o que é o SAC 3.0, qual sua importância e dicas para implementá-lo na sua empresa? Então, continue a leitura até o final!

O que é SAC 3.0?

Descobrir o que é o SAC 3.0 é essencial para aprimorar a área de atendimento de qualquer empresa. Muito mais que um conceito, o SAC 3.0 é uma evolução natural para as empresas que, cada vez mais, precisam aumentar a conexão com seu público para, assim, entregar o melhor serviço possível.

O SAC 3.0 é um movimento para entender melhor cada cliente da sua empresa. Se antes as pessoas eram vistas em grupos, o que conhecemos como público-alvo, agora é preciso entender como cada consumidor interage com uma marca para atendê-lo da melhor forma.

Para isso, existem várias ferramentas de atendimento, como um sistema de abertura de chamados de help desk ou service desk, que criam um histórico de cada interação entre usuário e empresa. Com esses dados em mãos, é possível personalizar o atendimento e proporcionar uma experiência inesquecível para o cliente.

Qual a importância do SAC 3.0 para o atendimento empresarial?

Como podemos imaginar, o SAC 3.0 tem uma grande utilidade para as marcas modernas. Hoje em dia, além de vender um produto ou serviço com alta qualidade, é necessário que as empresas ouçam seus consumidores e reajam conforme a expectativa desse público.

Ou seja, no mundo atual, os consumidores demandam um posicionamento transparente sobre alguns temas. Como apontou o SEBRAE em matéria recente, a pandemia, por exemplo, despertou essa “cobrança” dos consumidores de forma bem clara e contundente.

Portanto, as marcas — de forma geral — deixaram de ser apenas fornecedoras de produtos ou serviços. Agora, elas têm um papel social muito forte na vida das pessoas, que querem se conectar profundamente ao ponto de saber para qual direção uma empresa segue em determinados assuntos.

Assim, vemos empresas entendendo o que é o SAC 3.0 e personalizando suas estratégias de comunicação e atendimento para reforçar sua percepção de mercado e, por consequência, fidelizar clientes e lucrar mais. Portanto, saber o que é SAC 3.0 é o primeiro passo, mas aplicá-lo de forma eficaz é tão importante quanto a teoria.

Então, vamos conhecer algumas dicas para implementar essa ferramenta tão importante para os dias atuais.

Dica 1: analise os dados

Qualquer bom sistema de atendimento consegue guardar todas as interações entre os clientes e as empresas. É com base nesse histórico que a análise de dados pode recuperar informações importantes para aplicar as estratégias de atendimento.

Ou seja, olhando para os dados de cada usuário, seja de forma individual ou em grupo, os atendentes podem criar caminhos alternativos durante um suporte para, assim, resolver a demanda de forma satisfatória.

Dica 2: conheça seus consumidores

Uma vez que a análise de dados traga informações importantes sobre os consumidores, também é possível agir de forma proativa com base nesse conhecimento. Se os clientes da sua empresa solicitam atendimento pelas redes sociais, por exemplo, sua equipe de atendentes poderá montar processos para dar foco nesse canal.

Outro comportamento também pode mostrar que determinada área de um site ou serviço sempre despertam muitas dúvidas dos consumidores. Com essa informação em mãos, você poderá agir para criar recursos que ajudem a evitar grandes problemas nessa situação.

Ou seja, o conhecimento profundo do cliente permite, de forma efetiva, descobrir os pontos de melhoria daquilo que você vende para, assim, corrigi-los de forma definitiva. E a repetição dessas ações vai proporcionar mais qualidade do seu produto ou serviço, além da percepção positiva da sua marca.

Leia também: Base de conhecimento para help desk: passo a passo para criar uma 

Dica 3: automatize os processos de atendimento

Como falamos, além de descobrir o que é o SAC 3.0 e a sua importância, você também precisa botar a mão na massa para tirar a teoria do papel e criar um processo de atendimento coeso e prático no dia a dia.

Para isso, vai precisar analisar, conhecer e, por último, automatizar alguns processos do seu atendimento. E isso é importante, pois o conhecimento do público, como vimos no item anterior, permite que determinadas ações sejam realizadas de forma automática.

Essas ações, na prática, vão otimizar o tempo da sua equipe e permitir que a satisfação do cliente aumente de modo considerável, já que todo o processo de atendimento acontece rapidamente e sem grandes burocracias.

É o caso do uso de chatbots de cobrança, por exemplo, que podem ajudar os usuários de forma rápida e prática, sem a necessidade de intervenção humana para a maioria dos casos. E como o grande volume de atendimento é mais simples, essa automatização vai possibilitar mais agilidade na realização dos processos.

É hora de apostar no SAC 3.0!

E agora que você já entendeu o que é o SAC 3.0, além da sua importância e dicas para utilizá-lo no dia a dia, é hora de conhecer os sistemas que vão te ajudar no uso prático dessa ferramenta para melhorar a experiência do cliente.

As soluções da Multidados, sejam no pré ou pós-vendas, vão modernizar o trabalho da sua equipe e aumentar o nível de qualidade no relacionamento com o cliente. O Service Desk, por exemplo, é uma plataforma multicanal para atendimento das demandas oriundas de ligações, e-mail, WhatsApp, SMS, entre outros canais.

Já o CRM da Multidados conta com opções de atendimento no pré e pós-vendas, o que é importante para aumentar o índice de conversão dos leads em clientes, mas também para responder a cada demanda de suporte após a conclusão do negócio.

Então, se você quer e precisa entrar no mundo do SAC 3.0, não deixe de contar com ferramentas especializadas para a sua necessidade. Entre agora em contato com nossa equipe comercial e solicite uma demonstração gratuita.

Abrir Whatsapp
Escanear o código
Olá 👋 Posso ajudar? Dúvidas sobre nossas soluções: CRM, Timesheet ou Service Desk?