Tudo o que você precisa saber antes de implementar um CRM

22/10/2024CRM

Implementar um CRM é um passo na direção de criar a melhor experiência do cliente com a sua marca. Afinal, esse tipo de software proporciona maior integração, agilidade e eficácia na gestão de relacionamento, colocando o cliente no centro do negócio.

Contudo, implementar um CRM é uma tarefa que deve ser feita por uma empresa especialista no assunto, de forma que a sua marca possa colher todas as vantagens de contar com essa ferramenta. Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos mais sobre os benefícios de contar com um CRM e como implementá-lo, confira!

Quais as vantagens de implementar um CRM?

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Apesar do número crescente de empresas utilizando CRM, muitos gestores, especialmente em negócios mais tradicionais, ainda não confiam nos sistemas de Gestão de Relacionamento com o Cliente. Contudo, de acordo com uma pesquisa realizada pela Cloudswave, o uso de um CRM pode aumentar em até 300% o número de vendas concretizadas. Não obstante, segundo outra pesquisa, desta vez do Capterra, a retenção dos clientes aumentou em 47% após a implementação do CRM.

Mas o que explica esses números? A relação está na estruturação de vendas de acordo com o pipeline, isto é, o funil de vendas. Um bom CRM consegue identificar em qual etapa do funil de vendas as melhores oportunidades se encontram! Essa capacidade permite que o seu time elabore e implemente práticas muito precisas, direcionadas especialmente a essas etapas. Desta forma, fica muito mais fácil converter essas oportunidades em negócios concretos.

A visão 360 do funil de vendas também permite a implementação de melhorias, viabilizando o aprimoramento de ações em tempo hábil ao corrigir falhas enquanto a Jornada do Cliente ainda está em andamento.

Ao implementar um CRM, a sua empresa terá mais facilidade ao gerir processos internos como vendas, atendimento e marketing. Esses processos se tornam cada vez mais escaláveis, rápidos e mais eficientes. Ou seja, cada um desses departamentos se tornará mais produtivo, trabalhando de forma mais inteligente e estratégica.

Além disso, todas as informações do cliente serão centralizadas em um só lugar. Quando o CRM é omnichannel, isso é ainda mais importante, pois evita as indesejadas repetições a cada transferência ou mudança de canal de atendimento. Desta forma, a comunicação se torna muito mais linear e o atendimento se torna mais rápido, objetivo e eficiente.

O que a gestão precisa saber antes de implementar um sistema de CRM?

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Quando se trata de implementar um CRM, é importante que a gestão tenha uma ideia real de como o CRM pode realmente contribuir com o cotidiano da sua empresa. Neste sentido, o alinhamento das expectativas da gestão e da equipe é essencial para a implementação do CRM. Confira a seguir as informações que os gestores precisam saber antes de implementar essa ferramenta na empresa.

1 – O CRM é primariamente voltado para a otimização da relação com o cliente: Não é incomum que os gestores vejam os clientes como uma simples forma de bater metas. Este não é o foco do CRM! Este sistema é focado em otimizar a relação com cada cliente, funcionando de forma qualitativa. Isto é, ele melhora a Customer Experience (CX) para que o cliente volte a comprar com a sua empresa.

2 – Mapeie os processos atuais do time: É importante conversar com a sua equipe para entender quais são os processos atualmente utilizados para a realização das tarefas cotidianas na sua empresa.

Essa informação é essencial para escolher um CRM que consiga suprir as necessidades do seu time e que possa ajudar de verdade os times de Marketing, Vendas e Atendimento.

Pular essa etapa aumenta as chances da gestão acabar contratando uma ferramenta que seja incapaz de ajudar as suas equipes e que, ainda por cima, será difícil de implementar.

3 – Treine sua equipe antes de implementar um CRM: Treinar adequadamente os seus colaboradores para dominar o CRM é essencial para que eles consigam desfrutar de todas as funcionalidades do sistema.

Não treinar os seus colaboradores faz com que eles tenham dificuldades em usar a ferramenta, o que pode levá-los a resistir ao processo de implementação.

4 – Monitore e compartilhe os resultados da implementação de CRM: Você sabia que o processo completo de implementação do CRM pode levar de 3 meses a um ano?

Isso quer dizer que os resultados não surgem da noite para o dia. É importante lembrar que um sistema de CRM fornece relatórios de avaliação, permitindo que a sua equipe consiga perceber como sua atuação está contribuindo, junto ao CRM, para a melhoria dos resultados.

Qual a importância de escolher um CRM focado no segmento da sua empresa?

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Um dos detalhes mais importantes a serem observados ao implementar um CRM é o quão bem ele atende as necessidades do seu segmento. Existem muitos CRMs “genéricos” no mercado mas, por exemplo, nem todos eles atendem bem o segmento da construção civil.

Neste sentido, escolher um CRM que atenda bem às necessidades do seu segmento é essencial para que a nova ferramenta possa agregar valor real à sua empresa. A nossa solução, o Multi CRM, é especializada nos segmentos de construção, contact center, saúde, cobrança e corporativo.

O Multi CRM é uma plataforma completa e multicanal que contempla a fase de pré-vendas e pós-vendas, adaptando-se às necessidades de empresas dos segmentos supracitados de forma a complementar os esforços do seu time, levando a experiência do cliente a um novo patamar!

E o melhor: o Multi CRM é uma solução da MultidadosTI, uma empresa de tecnologia especializada em soluções para vendas, atendimento, aplicativos mobile, gestão de empresas, equipes e produtividade.

Com mais de 38 anos de experiência de mercado, estamos presentes no dia a dia de grandes empresas do cenário nacional e internacional, entregando soluções integradas de Gestão de Pipeline, BPO, CRM, Service Desk, Cobrança, CSC, Chatbot, Workflow, Gestão de Projetos, TimeSheet, Shared-Services e Gestão de Despesas!

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