Implementar um CRM é um passo na direção de criar a melhor experiência do cliente com a sua marca. Afinal, esse tipo de software proporciona maior integração, agilidade e eficácia na gestão de relacionamento, colocando o cliente no centro do negócio.
Contudo, implementar um CRM é uma tarefa que deve ser feita por uma empresa especialista no assunto, de forma que a sua marca possa colher todas as vantagens de contar com essa ferramenta. Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos mais sobre os benefícios de contar com um CRM e como implementá-lo, confira!
Quais as vantagens de implementar um CRM?
Apesar do número crescente de empresas utilizando CRM, muitos gestores, especialmente em negócios mais tradicionais, ainda não confiam nos sistemas de Gestão de Relacionamento com o Cliente. Contudo, de acordo com uma pesquisa realizada pela Cloudswave, o uso de um CRM pode aumentar em até 300% o número de vendas concretizadas. Não obstante, segundo outra pesquisa, desta vez do Capterra, a retenção dos clientes aumentou em 47% após a implementação do CRM.
Mas o que explica esses números? A relação está na estruturação de vendas de acordo com o pipeline, isto é, o funil de vendas. Um bom CRM consegue identificar em qual etapa do funil de vendas as melhores oportunidades se encontram! Essa capacidade permite que o seu time elabore e implemente práticas muito precisas, direcionadas especialmente a essas etapas. Desta forma, fica muito mais fácil converter essas oportunidades em negócios concretos.
A visão 360 do funil de vendas também permite a implementação de melhorias, viabilizando o aprimoramento de ações em tempo hábil ao corrigir falhas enquanto a Jornada do Cliente ainda está em andamento.
Ao implementar um CRM, a sua empresa terá mais facilidade ao gerir processos internos como vendas, atendimento e marketing. Esses processos se tornam cada vez mais escaláveis, rápidos e mais eficientes. Ou seja, cada um desses departamentos se tornará mais produtivo, trabalhando de forma mais inteligente e estratégica.
Além disso, todas as informações do cliente serão centralizadas em um só lugar. Quando o CRM é omnichannel, isso é ainda mais importante, pois evita as indesejadas repetições a cada transferência ou mudança de canal de atendimento. Desta forma, a comunicação se torna muito mais linear e o atendimento se torna mais rápido, objetivo e eficiente.
O que a gestão precisa saber antes de implementar um sistema de CRM?
Quando se trata de implementar um CRM, é importante que a gestão tenha uma ideia real de como o CRM pode realmente contribuir com o cotidiano da sua empresa. Neste sentido, o alinhamento das expectativas da gestão e da equipe é essencial para a implementação do CRM. Confira a seguir as informações que os gestores precisam saber antes de implementar essa ferramenta na empresa.
1 – O CRM é primariamente voltado para a otimização da relação com o cliente: Não é incomum que os gestores vejam os clientes como uma simples forma de bater metas. Este não é o foco do CRM! Este sistema é focado em otimizar a relação com cada cliente, funcionando de forma qualitativa. Isto é, ele melhora a Customer Experience (CX) para que o cliente volte a comprar com a sua empresa.
2 – Mapeie os processos atuais do time: É importante conversar com a sua equipe para entender quais são os processos atualmente utilizados para a realização das tarefas cotidianas na sua empresa.
Essa informação é essencial para escolher um CRM que consiga suprir as necessidades do seu time e que possa ajudar de verdade os times de Marketing, Vendas e Atendimento.
Pular essa etapa aumenta as chances da gestão acabar contratando uma ferramenta que seja incapaz de ajudar as suas equipes e que, ainda por cima, será difícil de implementar.
3 – Treine sua equipe antes de implementar um CRM: Treinar adequadamente os seus colaboradores para dominar o CRM é essencial para que eles consigam desfrutar de todas as funcionalidades do sistema.
Não treinar os seus colaboradores faz com que eles tenham dificuldades em usar a ferramenta, o que pode levá-los a resistir ao processo de implementação.
4 – Monitore e compartilhe os resultados da implementação de CRM: Você sabia que o processo completo de implementação do CRM pode levar de 3 meses a um ano?
Isso quer dizer que os resultados não surgem da noite para o dia. É importante lembrar que um sistema de CRM fornece relatórios de avaliação, permitindo que a sua equipe consiga perceber como sua atuação está contribuindo, junto ao CRM, para a melhoria dos resultados.
Qual a importância de escolher um CRM focado no segmento da sua empresa?
Um dos detalhes mais importantes a serem observados ao implementar um CRM é o quão bem ele atende as necessidades do seu segmento. Existem muitos CRMs “genéricos” no mercado mas, por exemplo, nem todos eles atendem bem o segmento da construção civil.
Neste sentido, escolher um CRM que atenda bem às necessidades do seu segmento é essencial para que a nova ferramenta possa agregar valor real à sua empresa. A nossa solução, o Multi CRM, é especializada nos segmentos de construção, contact center, saúde, cobrança e corporativo.
O Multi CRM é uma plataforma completa e multicanal que contempla a fase de pré-vendas e pós-vendas, adaptando-se às necessidades de empresas dos segmentos supracitados de forma a complementar os esforços do seu time, levando a experiência do cliente a um novo patamar!
E o melhor: o Multi CRM é uma solução da MultidadosTI, uma empresa de tecnologia especializada em soluções para vendas, atendimento, aplicativos mobile, gestão de empresas, equipes e produtividade.
Com mais de 38 anos de experiência de mercado, estamos presentes no dia a dia de grandes empresas do cenário nacional e internacional, entregando soluções integradas de Gestão de Pipeline, BPO, CRM, Service Desk, Cobrança, CSC, Chatbot, Workflow, Gestão de Projetos, TimeSheet, Shared-Services e Gestão de Despesas!
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