CRM para a área da saúde: tudo o que você precisa saber

Toda empresa deve se preocupar com a gestão do relacionamento com o cliente. No entanto, na área da saúde, esse cliente é o paciente, o que requer cuidados ainda mais especiais para garantir o sucesso da sua jornada. Nesse contexto, contar com um CRM para a área da saúde é uma forma de obter maior controle sobre a jornada do cliente, identificando pontos a serem aprimorados.

Quer saber o que é e como um CRM para a área da saúde pode ajudar a sua instituição? Continue conosco e saiba mais!

O que é um CRM? Como ele pode ser usado para empresas da área da saúde?

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CRM (Customer Relationship Management), significa “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. É um sistema que conecta todos os pontos de contato que o cliente tem com a empresa, armazenando dados e interações, como o nome dos clientes, número de telefone, quantas vezes ela visitou o seu site, etc. Um CRM abrange tanto os processos de captação, através do marketing, como o momento da venda, envolvendo também o serviço de acompanhamento e atendimento aos utilizadores habituais.

O CRM coleta diversas informações sobre os clientes, que vão desde dados demográficos até histórico de compras, perfil do cliente, preferências, interações anteriores e feedbacks.

Essas informações são então centralizadas e armazenadas em um banco de dados ou sistema CRM para hospitais, permitindo fácil acesso e atualização. A análise dos dados coletados pela ferramenta ajuda a identificar padrões de comportamento, preferências e necessidades dos clientes, permitindo a segmentação deles em grupos com características semelhantes para uma melhor personalização das interações.

Como resultado dessa personalização, o CRM para a área da saúde ajuda a sua equipe a atender melhor o paciente, de forma que ele fique satisfeito com o serviço e retorne à sua clínica para outras consultas, a conhecida fidelização. Clientes muito satisfeitos podem indicar os serviços dos seus profissionais a parentes e amigos, aumentando a sua carteira de clientes.

Desta forma, podem se beneficiar de um CRM para a área da saúde:

  • Hospitais;
  • Clínicas;
  • Ambulatórios;
  • Consultórios;
  • Operadoras de saúde (convênios médicos).

Quais são as principais funcionalidades de um CRM para a área da saúde?

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Um CRM para operadoras de saúde, hospitais e clínicas, como o Multi CRM, pode beneficiar essas instituições através das seguintes funcionalidades:

1 – Atendimento ao cliente e ao prestador integrado 24/7, registrando tickets individuais por solicitação com gestão integrada de telefonia e chatbot para ganho de escala e volume de atendimento;

2 – Atendimento às RN’s 412-395-259 na solicitação de procedimentos e serviços de cobertura assistencial;

3 – Protocolo de atendimento no padrão exigido pela ANS;

4 – Gerencie as interações com os pacientes com uma interface simples e completa, tornando seus agentes mais produtivos e eficientes;

5 – Você pode criar dashboards personalizados para ampliar o controle sobre seus chamados e agilizar a tomada de decisões;

6 – Centralize, em uma única tela, tickets, chamados, informações do cliente e interações a partir de qualquer origem ou canal, garantindo retorno ao cliente não importa por onde ele se comunique (CRM Omnichannel). 

7 – Possibilidade de integração com outros sistemas, equipes terceirizadas de atendimento especializado e planos de saúde para melhorar a experiência dos pacientes;

8 – Possibilidade de criação de fluxos de atendimento personalizados que atendam as principais exigências das NRs, mantendo sua instituição dentro das normas de saúde.

9 – Redução do tempo de resposta e maior agilidade na resolução de problemas através de uma roleta de distribuição de tickets e chamados;

10 – Monitore a satisfação dos clientes de perto e realize a gestão prática de reclamações no Reclame Aqui.

Quais são as vantagens de contar com um CRM especializado no setor da saúde?

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Um bom CRM para clínica médica pode trazer diversas vantagens para a sua instituição de saúde. Confira algumas delas a seguir.

Aumento da retenção de clientes: Um software CRM para empresas da área da saúde, quando bem implementado, permite um acompanhamento mais próximo e personalizado dos pacientes desde o momento do agendamento até o acompanhamento pós-consulta.

Manter uma comunicação contínua e atenciosa aumenta a satisfação dos pacientes, que se sentem valorizados e cuidados. Isso, por sua vez, aumenta a retenção e a fidelização.

Aumento de receita: Uma boa plataforma CRM para a área da saúde ajuda a identificar novas oportunidades de cross-selling e upselling. Isso é possível ao analisar os dados dos pacientes e seu histórico de tratamentos. Com base nesses dados, sua equipe de atendimento pode sugerir serviços adicionais que possam ser relevantes para eles. Isso contribui para o aumento da receita da sua empresa, pois promove a oferta de tratamentos complementares ou o upgrade de serviços.

Diferencial de mercado: Com o uso de uma boa solução CRM, a sua instituição se destaca ao dar uma atenção individualizada aos pacientes. Ao oferecer serviços mais adequados às necessidades individuais de cada paciente, a sua empresa constrói uma reputação positiva no mercado, criando um diferencial perante a concorrência.

Aumento da eficiência operacional: A automatização de tarefas e processos simples, como o agendamento de consultas, leva ao aumento da eficiência operacional do seu hospital ou clínica. O tempo economizado permite que os seus profissionais se concentrem em atividades de maior valor estratégico, levando a um aumento da produtividade.

Quando se trata de escolher uma ferramenta de CRM para a área da saúde, o Multi CRM é a escolha ideal! O Multi CRM é uma plataforma completa e multicanal que contempla a fase de pré-vendas e pós-vendas, adaptando-se às necessidades de empresas dos mais diversos segmentos como construção civil, saúde, contact center, cobrança e outros.

A MultidadosTI é uma empresa de tecnologia especializada em soluções para vendas, atendimento, aplicativos mobile, gestão de empresas, equipes e produtividade.

Com mais de 38 anos de experiência de mercado, estamos presentes no dia a dia de grandes empresas do cenário nacional e internacional, entregando soluções integradas de CRM, Gestão de Pipeline, Service Desk, ChatBot, Cobrança, CSC, Shared-Services, Workflow, BPO, TimeSheet, Gestão de Projetos e Gestão de Despesas.

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