Com a evolução constante das tecnologias, houve a mudança do perfil do consumidor, que se tornou mais exigente, priorizando experiências que o valorizem. Com essa mudança, a gestão do relacionamento com o cliente se tornou um fator chave de sucesso em muitos setores, como o financeiro. Neste sentido, contar com um CRM para empresas do setor financeiro é o caminho mais buscado por quem deseja fornecer a melhor experiência do cliente.
Se você quer saber como um CRM para financeiras pode ajudar o seu negócio, esse artigo é para você, confira!
Como funciona um CRM para empresas do setor financeiro?
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, em português, Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente. Como o nome indica, um CRM financeiro é um software projetado para gerenciar e otimizar as interações com o cliente, promovendo assim o aprimoramento da experiência do cliente.
Um CRM para empresas do setor financeiro tem o objetivo de centralizar todas as informações relevantes sobre a sua carteira de clientes, desde dados pessoais até históricos de transações e interações, em uma única plataforma. Esta centralização faz com que a sua equipe comercial tenha acesso rápido e fácil a todas as informações necessárias para atender os seus clientes de forma eficiente e personalizada.
Como se não fosse o suficiente, um CRM para empresas do setor financeiro também ajuda a sua instituição a acompanhar individualmente cada ponto de contato com o cliente, permitindo a análise de etapas chave como o primeiro contato e o pós-vendas.
Esse acompanhamento detalhado permite a identificação de padrões de comportamento e a segmentação de públicos em perfis, de acordo com esses padrões. Além disso, torna-se possível prever as necessidades do cliente e oferecer soluções que atendam às expectativas dos seus leads, aumentando consideravelmente as chances de retenção e fidelização.
Por outro lado, um bom CRM para empresas do setor financeiro também permite a identificação de pontos de insatisfação do cliente, viabilizando uma análise mais profunda do que desagrada os seus leads e permitindo que a sua equipe reaja rapidamente a fim de solucionar o problema.
Quais as principais vantagens oferecidas por um CRM para empresas do setor financeiro?
Utilizar um bom CRM para bancos, fintechs e demais empresas do setor financeiro pode trazer um grande número de vantagens. Entre elas, podemos citar:
1 – Régua de cobrança: Contratar CRM para cobranças é um sonho para muitas empresas do setor financeiro, não é mesmo? Afinal, a inadimplência é uma grande inimiga deste setor.
Um bom CRM financeiro como o Multi CRM deve contar com uma régua de cobrança, interagindo com o cliente de forma automatizada para realizar cobranças via e-mail, SMS, telefone e outros canais, de forma configurável e com gestão online, para que você acompanhe o andamento das cobranças em tempo real.
2 – Automação de processos: Um bom CRM para fintechs, bancos e outras empresas do setor financeiro é aquele que automatiza tarefas repetitivas de marketing e vendas, aumentando a eficiência dos processos e, consequentemente, aumentando a qualidade do atendimento, fator essencial para encantar o seu cliente!
3 – Melhora o relacionamento com o cliente: Ao analisar e gerenciar as interações com o seu cliente, a plataforma CRM permite uma compreensão profunda das necessidades e preferências do consumidor. Isso permite que a experiência seja consideravelmente melhorada, aumentando assim a satisfação do cliente!
4 – Integração com outras tecnologias: Um bom CRM é aquele que pode ser integrado com ERP, Timesheet, redes sociais e afins, permitindo uma visão 360º da Jornada do Cliente.
5 – Fornece o acesso aos dados do cliente em tempo real: Um CRM para empresas do setor financeiro pode fornecer aos seus consultores acesso instantâneo a dados relevantes do cliente, permitindo a tomada de decisões mais acuradas, baseadas em dados concretos e atualizados.
6 – Agilidade nos processos: Ao automatizar tarefas recorrentes a plataforma CRM aumenta consideravelmente a eficiência dos processos internos da sua instituição financeira. Ao mesmo tempo, isso faz com que o atendimento também seja mais ágil, trazendo maior conforto e conveniência ao seu cliente.
7 – Redução de custos: Com o aumento da eficiência operacional e da agilidade nos processos, a produtividade do seu negócio aumenta ao passo que custos operacionais e administrativos caem, criando uma relação custo-benefício extremamente positiva para o seu banco ou fintech.
8 – Análises e relatórios: Outra vantagem do CRM para financeiras é a capacidade de gerar relatórios e análises detalhadas.
Através da emissão de relatórios personalizados, o CRM traz uma visão clara dos resultados, ajudando a identificar áreas que precisam de melhorias. Isso facilita a tomada de decisões informadas e a elaboração de estratégias mais assertivas.
9 – Viabiliza a automação de serviços financeiros: Um CRM para instituições financeiras facilita a implementação de serviços financeiros automatizados como o gerenciamento de contas e de transações, o que aumenta ainda mais a eficiência operacional da sua empresa.
10 – Integração Omnichannel: Uma das maiores frustrações para qualquer cliente é ter de repetir informações toda vez que o canal de atendimento ou o atendente muda. Um atendimento Omnichannel é aquele que integra informações de todos os canais de comunicação, como telefone, whatsapp, e-mail, contatos pelas redes sociais, etc. Isso cria uma experiência de atendimento fluida e consistente, facilitando a comunicação e reduzindo consideravelmente o TMA (Tempo Médio de Atendimento).
Como escolher o melhor CRM para empresas do setor financeiro?
Escolher o CRM correto é a diferença entre oferecer a melhor experiência para o seu cliente e entregar uma experiência mediana. E, quando se trata de um setor tão competitivo quanto o financeiro, a melhor experiência é a meta ideal! Confira a seguir quais são os principais fatores que devem ser levados em consideração ao escolher um CRM para empresas do setor financeiro.
1 – Escalabilidade: O CRM escolhido deve ser capaz de crescer com a sua empresa, ou seja, ele deve lidar com o aumento no volume de dados e de clientes. Desta forma, torna-se possível manter o controle sobre todas as operações à medida que a sua financeira alcança novos patamares no mercado.
2 – Segurança: O CRM a ser escolhido deve estar em conformidade com as regulamentações financeiras de gestão de dados e com as leis gerais sobre o tema, como a LGPD.
Tal conformidade é essencial para a proteção de dados sensíveis dos clientes, evitando sanções e multas. Algumas das medidas de segurança que o CRM deve oferecer são: criptografia de dados, autenticação multifator e auditorias regulares.
Neste sentido, um CRM confiável e de acordo com as normas de segurança ajuda a proteger os seus clientes e a construir uma imagem de confiança e credibilidade junto ao mercado.
3 – Emissão de relatórios: O CRM escolhido precisa ter ferramentas avançadas de análise. Isso é essencial para que você possa monitorar o engajamento dos clientes, a eficácia das suas campanhas de marketing e o desempenho geral da sua instituição.
A capacidade de emitir relatórios personalizados é um diferencial que ajuda na identificação de tendências e oportunidades, permitindo que a sua equipe ajuste campanhas em tempo real e melhore continuamente a abordagem comercial da sua instituição financeira.
4 – Integração com outras plataformas: Na hora de escolher um CRM para financeiras, é essencial verificar se a plataforma escolhida pode ser integrada a outras ferramentas que você já está usando, como sistemas de contabilidade ou plataformas de e-mail.
5 – Tempo de mercado: O tempo de mercado é um dos maiores atestados de eficiência de uma empresa. Neste sentido, a MultidadosTI, criadora do Multi CRM, é referência, com seus mais de 38 anos de atuação no mercado, oferecendo qualidade em soluções de vendas, atendimento ao cliente e gestão empresarial.
Nossa missão é trazer à sua empresa o melhor que a tecnologia pode oferecer, otimizando o fluxo de trabalho dos seus colaboradores e ajudando você a aprimorar processos internos, levando assim à retenção e fidelização dos seus clientes!
Ao longo de nossa jornada, marcamos presença no dia a dia de grandes empresas dentro e fora do Brasil. Dentre os nossos principais serviços, estão as soluções integradas de CRM, Service Desk, Timesheet, Gestão de Pipeline, Gestão de Despesas, Gestão de Projetos, Cobrança, ChatBot, CSC, Shared-Services, BPO e Workflow.
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